fbpx

QUEDA EXCESSIVA DE CABELOS: Quais são as causas?

Quem nunca passou por um perído de queda acentuada dos cabelos não sabe o quanto é desesperador. Nesse período de queda brusca e acentuada, hábitos normais como lavar e pentear os cabelos se torna um verdadeiro terror.

E sei muito bem que a grande maioria das pessoas, por falta de informação, diminuem a frequência da lavagem dos cabelos, pois ficam com medo de perder mais cabelos já que a quantidade de fios que caem chega a abalar o emocional, e devido a quantidade que cai durante a lavagem ser maior, acabam imaginando que a lavagem aumenta a queda ou até mesmo o ato de penteá-los.

Mas, quais são as causas da queda dos cabelos? A lavagem nesse período pode agravar a queda dos fios?

Já adianto que existem diversas causas que provocam a queda dos cabelos, mas aqui citarei as principais que acometem a maioria das pessoas e que mesmo assim ainda são desconhecidas, já que quando a queda dos cabelos se inicia, grande parte da população imaginam ser apenas falta de vitaminas no organismo e já correm para suplementar acreditando que assim irão diminuir a queda.

As dermatoses mais comumente associadas ao couro cabeludo e que provocam a queda dos cabelos são:

Dermatite Seborreica

É uma doença inflamatória crônica da pele e se manifesta nas áreas ricas em glândulas sebáceas, como o rosto e couro cabeludo.

A pessoa acometida percebe que possue algumas placas gordurosas no couro cabeludo, pode sentir dor e coceira, mas também pode não sentir.

O fato de utilizar produtos inadequados para higienizar os cabelos, não aplicar tônicos específico, dormir com os cabelos molhados e não controlar o processo inflamatório faz com que a ancoragem dos fios no couro cabeludo fique prejudicada causando a queda dos fios.

Várias pessoas não sabem que possuem esse distúrbio capilar e acreditam que os fios só são oleosos e somente a lavagem irá resolver o problema.

É importante dizer que cabelos que ficam oleosos em poucas horas após a lavagem precisam de tratamentos específicos e para isso é necessário passar por uma avaliação com um profissional especializado.

Eflúvio Telógeno

É uma das causas mais comuns da queda dos cabelos, entretanto os gatilhos que desencadeiam a queda são diversos, podendo ser hormonal, nutricional, medicamentoso e emocional.

Neste caso, ocorre a queda abrupta e intensa dos cabelos, podendo chegar a cair 600 fios por dia. A queda dos fios torna-se perceptível aos amigos e familiares, já que os cabelos começam a ficar espalhados pelo chão da casa, nas roupas, no travesseiro e todas as vezes que você passa a mão nos cabelos saem vários fios.

Geralmente o Eflúvio Telógeno se desenvolve de 3 a 6 meses após um agente desencadeante, é por isso que muitas pessoas não conseguem se lembrar de algo que ocorreu e que possivelmente está sendo a causa da queda.

Por exemplo, um medicamento que você tomou ou um abalo emocional que você passou há 3 meses é o que pode estar causando a queda dos seus cabelos hoje.

Existem o Eflúvio Telógeno Agudo no qual a queda dos cabelos se inicia alguns meses após o fator desencadeante, dura apenas algumas semanas, desde que o agente desencadeante tenha sido afastado e o Eflúvio Telógeno Crônico afeta predominantemente as mulheres, e a fase de duração da queda dos cabelos supera 6 meses, ou seja, embora a queda diária diminua, os cabelos sempre continuam caindo de um forma exagerada.

Por ter causas variadas é super importante passar por um consulta com um profissional que lhe ajudará a descobrir a causa para então tratá-la.

Alopecia Areata

Também é um quadro que pode causar grande perda capilar, já que nesse caso podem cair todos os cabelos e pêlos do corpo.

Essa alopecia pode aparecer em qualquer idade, porém é mais frequente entre os 30 e 40 anos de idade. As pesquisas demonstram que 30% das pessoas acometidas pela doença apresentam associação com outras doenças autoimines, como distúrbios da Tireóide, Diabetes Tipo 1 e Vitiligo.

Até a presente data a causa da Alopecia Areata ainda é desconhecida, porém sabe-se que os fatores autoimines e psicológicos estão relacionados.

A repilação, ou seja, o nascimento dos fios pode ocorrer de forma expontânea como pode necessitar de tratamento devido ao fator inflamatório que acomete o couro cabeludo.

Portanto, assim como nas demais causas citadas acima, é fundamental se consultar com um especialista que irá avaliar seu couro cabeludo, além de realizar uma anamnese detalhada com o intuito de propor um tratamento personalizado que irá lhe auxiliar nesse processo de repilação.

Essas são apenas algumas causas que podem desencadear a queda dos cabelos, faremos mais Posts falando especificamente sobre cada patologia, portanto, fique ligada(o) aqui no nosso Blog.

A lavagem dos cabelos na fase de queda acentuada, agrava a queda?

A reposta é: não!

Na verdade o fato de diminuir a frequência da lavagem é o que piora o quadro, pois acaba ocorrendo o acúmulo de sujidades e oleosidade que favorece a proliferação de microorganismos e aumento do processo inflamatório no couro cabeludo.

Lavar os cabelos, principalmente com os produtos apropriados ao seu couro cabeludo, irá contribuir para que seu couro cabeludo continue sendo um ambiente favorável para o nascimento de novos fios.


HASTEDERME – Somos especializados em tratamentos de queda capilar, se você está com esse problema e deseja se consultar com um especialista, entre em contato conosco através do whatsApp e agende a sua consulta (31) 98450-8044.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.